sábado, 22 de janeiro de 2011

Sistema Insustentável

O sistema que rege o modo de vida atual da população mundial é insustentável e só se tornou possível devido ao uso e exploração em larga escala dos recursos naturais assim como pela desconsideração do custo ambiental causados pelos impactos das atividades humanas lesivas o meio ambiente.

 A evidência desses custos está agora assustadoramente clara, o acelerado crescimento da população, a redução na disponibilidade de recursos, a perda da biodiversidade, e as catástrofes climáticas ocasionadas pelas mudanças atmosféricas globais são sentidos pela populção de forma mais intensa devido a ampliação do alcance das consequências para todas as formas de vida.

Estratégias de desenvolvimento sustentável devem ser priorizadas para o cumprimento das metas estabelecidas  para a redução da emissào de gases poluentes e redução de desmatamento em áreas consideradas centros de endemismo e biodiversidade como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado. O conceito de sustentabilidade começa a ser desenvolvido à partir do reconhecimento de vários fatos simples e inalteráveis que modulam nossa relação com o ambiente.

A Terra é um mega sistema integrado cujo funcionamento é resultado das atividades de seus sistemas providos de vida. Para todos os fins práticos, a única coisa que alcança a superfície do planeta é a luz do sol e nada a abandona exceto alguma energia que é irradiada de volta ao espaço. Então vamos prestar mais atenção em nossos hábitos de consumo e na nossa produção excessiva de lixo, pois ao jogarmos "alguma coisa fora" apenas estamos retirando algo que não valorizamos mais de nossa casa, do nosso convívio, não podemos simplesmente jogá-lo pra fora do planeta.

Devemos também reconhecer que o século XX foi um período único na história da exploração dos recursos naturais, desde  a segunda metade do século a população humana mais que duplicou, passamos de 2,5 bilhões para mais de 6 bilhões. Durante esse período perdemos com a erosão cerca de 1/4 da camada externas de solo e mais de 1/5 da terra cultivável do planeta devido ao utilização de técnicas inadequadas e o abuso do solo em áreas agrícolas.

Alteramos a composição química da atmosfera, derrubamos sem qualquer medida mitigatória mais de 1/3 das florestas que existiam em 1950. Quase 50% do total da produtividade fotossintética  líquida da Terra é direta ou indiretamente utilizada pelo homem. As atividades humanas têm incrementado em mil vezes a velocidade de extinção em escala mundial de tal forma que  para cada espécie que surge por evolução mais de mil desaparecem, essa perda da biodiversidade é acelerada pelas mudanças climáticas que transformam os habitats alterando o equilíbrio dos ecossistemas.

É chegada a hora de desenvolver a conscientização ecológica na sociedade, é preciso ecoalfabetizar as pessoas ensinando-as a lidar com o ambiente sem destruí-lo, a aproveitar os recursos naturais de forma ecologicamente correta e sustentável.

 

Fonte: Raven, P.H.;Evert, R.f.;Eichhorn, S.E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 6 ed., 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário