sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Áreas Protegidas

O estabelecimento de áreas protegidas pode ser feito de muitas maneiras, porém os  mecanismos mais comuns são a ação governamental e a aquisiçào de terras por pessoas físicas e organizaçòes de conservação. Três critérios podem ser usados para estabelecer as prioridades de conservaçào para a proteção da diversidade das espécies e comunidades biológicas

Diferenciação: é dada maior prioridade de conservação a uma comunidade biológica quando ela se compòe basicamente de espécies endêmicas raras.

Perigo: as espécies em risco de extinçào e comunidades biológicas ameaçadas pela destruição iminete tembém são uma prioridade

Utilidade: as espécies que têm um valor atual ou em potencial são mais valorizadas que as que não tem nenhum uso evidente pelas pessoas.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC é formado pelo conjunto de UC's ( Unidades de Conservação) distribuidos em 12 categorias, cujos objetivos específicos de uso, manejo sustentável e proteção variam. Existem UC's que necessitam de mais cuidado, sendo consideradas de Unidades de Proteção Integral devido a fragilidade e peculiaridades ambientais, assim como existem outras  são denominadas Unidades de Uso- Sustentável que permitem o desenvolvimento de atividades humanas de forma a garantir a manutenção  dessas áreas.

Referência Bibliográficas:
 Primack, R. B. & Rodrigues, E. Biologia da conservação . Londrina. 2001. 328p
          http://www.mma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário