terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Unidades de Uso-Sustentável

Área de Proteção Integral:  Área dotada de atributos naturais, estéticos e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem estar das populações humanas. Geralmente é uma região extensa de terras públicas ou privadas criada com o objetivo de proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

Área de Relevante Interesse Ecológico: Área criada com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local. Geralmente são regiões pequenas de terras públicas ou privadas com pouca ou nenhuma ocupação humana e com características naturais singulares.

Florestas Nacionais: Área com ampla cobertura florestal onde predominam as espécies nativas que visa o uso sustentável e diversificado dos recursos floerestais e a pesquisa científica. É permitida  a permanência de comunidades tradicionais que a habitam desde sua criação.

Reserva Extrativista: Área natural utilizada por populações tradicionais que se baseiam no estrativismo, na agricultura de subsistência e na criaçào de animais de pequeno porte, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais existentes. Permite  pesquisas científicas e visitação pública.

Reserva de Fauna: Área natural com populações de animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticos. Devido a baixa interferência humana são locais adequados para estudos técnicos científicos sobre manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.

Reserva Particular do Patrimônio Natural: Área privada criada por iniciativa do proprietário  com o objetivo de conservar a diversidade biológica, permitindo a pesquisa científica e a visitação turística, recreativa e educacional. Orgãos integrantes do SNUC podem apoiar a gestão da UC.


Referência Bibliográfica:
http://www.mma.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário