domingo, 23 de janeiro de 2011

Consumo Humano

O consumismo está se alastrando pelo mundo em um ritmo nunca visto antes, a busca pela satisfação pessoal em roupas, aparelhos eletrônicos e futilidades plásticas incrementam o comércio e aumenta os índices de crescimento econômco, principalmente em datas comemorativas como o natal, dia das mães, dos pais, da crinça ou páscoa, feriados que foram criados com o mascarado intuito financeiro. Neste processo o nosso planeta está sendo destruido pelo esgotamento de recursos naturais utilizados na fabricação destes produtos! Um futuro sustentável requer a mudança nos padrões de consumo insustentáveis permitindo a manutenção da qualidade de vida à partir de novos hábitos.



Viver ambientalmente intgrado não significa que você vai viver no mato e subsistir da caça e coleta como os nômades do passado, mas sim conduzir a vida e as as atitudes de forma mais consciente, ao fazer compras dar preferência a produtos que tenham uma vida útil maior, de fabricação ou produção local, de fácil conserto  ou armazenagem esqueça os descartáveis eles são os maiores vilões no processo de degradação ambiental.

A ética gera muitas idéias novas que ajudam a economizar e gerar dinheiro. A escolha de produtos locais pode economizar muita energia por percorrerem menores distâncias do produtor ao consumidos, além de serem mais baratos, os alimentos são mais frescos. Com educação e escolhas adequadas, um comportamento responsável pode reduzir a produção de lixo ao favorecer produtos mais ecológicos.

Referência Bibliográfica:
LEGAN, Lúcia. A escola sustentável: eco-alfabetizando pelo ambiente. Pirenópolis: Ecocentro IPEC.2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário